1.
Empregando uma das palavras do quadro,
indique a circunstância expressa pela oração adverbial destacada.
condição comparação tempo
finalidade
a)
“Desde que acordara, nessa manhã, uma inquietação
surda recomeçava a pesar-me na alma. “(Eça de Queirós)
b) “Subi a
escada. A escuridão era tão viscosa, que, se eu estendesse a mão,
poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus.” (Lygia
F. Telles)
d) Muitos candidatos fazem promessas irrealizáveis, a
fim de obter o voto dos eleitores mais ingênuos e desinformados.
e) Viajaremos para a praia no dia 20 e,
estando bom o tempo, ficaremos até o final do mês.
2. Faça como no exercício anterior.
Causa consequência proporção
conformidade concessão
a)
Os olhos do sertanejo iam ficando mais
tristes, à medida que a água açude ia minguando com a longa
estiagem.
b)
A inflação deste mês foi menor que a do mês
passado, como já havia, previsto os analistas econômicos.
c) Já
que a decisão foi tomada, podemos encerrar a
reunião.
d) Ele
seria incapaz de nos criticar, ainda que estivéssemos errados.
e)
“Se, aos quinze anos
de idade, agia assim, aos trinta estaria tão cheia de tabus que
ficaria insuportável.” (Duílio Gomes)
f) Viajamos para a praia no dia 20 e,
estando bom o tempo, ficamos lá até ontem.
g) “Meu
Deus, a vida dessa gente é só comer. Sempre volto pra casa com um
monte de quilos a mais, mesmo andando a cavalo / e correndo atrás
dos gansos, depois tenho de enfrentar regime duro.” (Duílio
Gomes)
3.
De acordo com o exemplo, complete a frase que
explica a relação de sentido entre a oração principal e a
subordinada adverbial de cada período
Ele dará uma
entrevista
/ para que não restem dúvidas sobre
o assunto.,
oração principal
or. subord. adverbial
· A subordinada expressa a (finalidade)
do fato apresentado na principal.
a) Se chover bem durante este mês, / a colheita
certamente será muito boa.
or. subord. adverbial
oração principal
· A
subordinada expressa a ( ) de ocorrência do fato apresentado n
principal.
b) A colheita certamente será muito boa, /
porque choveu bem
oração principal
or. subord. adverbial
·
A subordinada expressa a ( ) do fato apresentado na principal.
c) As chuvas foram tão regulares este mês, / que a
colheita será muito boa.
oração principal
or. subord. adverbial
· A subordinada expressa
a ( )do fato apresentado na principal.
d) A expectativa de uma boa colheita
cresce,/ à medida que o tempo passa.
oração principal
or. subord. adverbial
· Estabelece-se uma (
) entre o fato expresso na subordinada e o expresso na principal.
e) Mesmo que não
chova mais este mês,/a colheita será muito boa.
or. subord. adverbial
oração principal
·
A subordinada expressa uma ( ) em relação ao fato apresentado
na principal.
4.
Reúna os pares de orações a seguir em um
período composto, de modo a estabelecer entre elas a relação de
sentido indicada em cada caso. Flexione os verbos no tempo adequado
e faça as alterações necessárias.
a) O velho barco “voltar” ao cais. O mar “estar” muito
perigoso.
· Relação de causa.
b) O velho barco “voltar” ao cais. O motor do velho barco “começar”
a falhar.
· Relação de condição.
c) O velho barco “voltar” ao cais. A maré
“subir”.
· Relação de proporção.
d)
O velho barco “voltar” ao cais. O comandante do velho barco
“informar” previamente.
· Relação de conformidade.
e) O velho barco “voltar” ao cais. A tempestade
se “anunciar” no horizonte.
· Relação de tempo.
f)
O velho barco “prosseguir” a viagem. A tempestade se “anunciar”
no horizonte.
· Relação de concessão.
5. Considere as
conjunções em destaque nos períodos:
I. Somente duas equipes
se classificarão, como prevê o regulamento.
II. Como havia faltado às aulas, não sabia que a prova fora adiada.
IV. O arrogante gerente agia
como se fosse o dono da empresa.
V. Ninguém sabe se
eles ainda moram em Goiânia.
Elas se classificam, respectivamente, como:
a)
causal, conformativa, condicional,
comparativa, integrante. comparativa, causal,
b)
conformativa, integrante, condicional.
conformativa, causal, comparativa, integrante,
c)
condicional. conformativa, causal,
comparativa, condicional, integrante.
d)
comparativa, conformativa, comparativa,
condicional, condicional.
6. Associe as conjunções em destaque uma das
classificações abaixo.
condicional
temporal
causal
a) Desde que
ele se mudou para a Europa, seus filhos vivem com os avos,.
c) Desde que
o documento é falso, é melhor entregá-lo à polícia.
d) Ele não será cobrado
judicialmente, uma vez que pague a dívida.
e) Ele não será cobrado
judicialmente, uma vez que pagou a dívida.
7. Considere estas duas orações:
I. A madrugada foi muito fria.
II. A superfície do lago congelou.
a)
Fazendo as adaptações necessárias, reúna-as
de tal maneira que a oração I seja uma oração adverbial causal e a
oração II seja a principal.
b)
Reúna-as novamente, de tal maneira que I seja
a oração principal e II seja uma adverbial consecutiva.
8.
A relação de sentido que se estabelece entre
uma oração adverbial concessiva e sua oração principal explicita uma
particularidade (uma concessão) de um fato e, ao mesmo tempo,
subentende a regra geral relativa esse lato. Veja este exemplo:
·
Idéias explícitas
Estava chovendo muito.
Ele foi passear pela cidade.
·
Regra geral (implícita): Geralmente, quando o dia está muito
chuvoso, as pessoas não saem a passeio.
De acordo com esse exemplo, identifique a regra geral
implícita em cada período a seguir.
a) Às vezes, ficamos meses
sem nos comunicar, apesar de sermos muito amigos.
b) Felipe é muito
preocupado com o futuro, ainda que seja extremamente jovem.
c) Mesmo sendo um dos
melhores jogadores do pais, o atacante não foi convocado para a
seleção.
9. Leia
este trecho de texto:
Dos dinossauros só sobraram os ossos. Os animais mais poderosos a
andar sobre a nossa terra desapareceram. Força e tamanho lhes foram
inúteis. Se tivéssemos sido seus contemporâneos, não teríamos
suspeitado que um fim tão abrupto os aguardava. Porque também nós
compartilhamos da crença de que os maiores e mais fortes
sobreviverão.
Mas a verdade é bem diferente. As lagartixas, parentas sub-desenvolvidas
dos dinossauros, escaparam ilesas e assistiram, solenes, aos
funerais dos primos fortes. Sobreviveram não a despeito de serem
pequenas e frágeis, mas porque são pequenas e frágeis. Como
refeição bastam-lhes umas poucas moscas e a vida continua. Com os
dinossauros as coisas eram diferentes. Bocas enormes, estômagos
descomunais [...]’”
(Rubem Alves. A gestação do futuro.
Campinas, Papirus,1986.)
a)
Segundo o texto, em que condição não
suspeitaríamos que os dinossauros se extinguiriam repentinamente?
b) Classifique a oração que serve de
resposta ao item anterior.
c) No terceiro parágrafo,
ao explicar a sobrevivência da lagartixas, o autor emprega uma
expressão concessiva: “a despeito de”. Com isso, ele deixa claro
que, em principio, era de se esperar que ocorresse um outro fato com
as lagartixas. Qual? Por quê?
d) Transcreva e classifique
a oração que expressa o motivo da sobrevivência das lagartixas.
10. Leia este trecho de uma
crônica sobre a morte de um canário:
As pessoas da casa não quiseram
aproximar-se do cadáver. Coube à cozinheira recolher a gaiola, para
que sua vista não despertasse saudade e remorso em ninguém. Não
havendo jardim para sepultar o corpo, depositou-o na lata de lixo.
(Carlos
Drummond de Andrade. Poesia e prosa.
Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988)
a)
As orações “para que sua vista não
despertasse saudade e remorso em ninguém” e “para sepultar o corpo”
exprimem a mesma circunstância, mas aparecem sob formas diferentes.
justifique essas afirmações.
b)
No terceiro período, o verbo havendo
faz parte de uma oração adverbial reduzida. Transcreva-a e
classifique-a integralmente.
c)
O termo “as pessoas da casa” e a oração
reduzida “recolher a gaiola” exercem, nos períodos em que ocorrem, a
mesma função sintática. Qual é essa função?
11. Leia este
trecho de uma crônica:
Desde que minha mulher e os meus filhos passem melhor de cama, mesa
e roupas, a humanidade ganha. Ganha, porque, sendo eles parcelas da
humanidade, a sua situação melhorando, essa melhoria reflete sobre o
todo de que fazem parte.
Lima Barreto. Crônicas escolhidas. São Paulo, Ática, 1995.
a)
Se, no primeiro período, trocarmos que
por quando e empregarmos os verbos no passado, o sentido da
frase sofrerá alteração? Explique.
b)
No segundo período, há duas orações reduzidas de gerúndio.
Transcreva-as e indique a circunstância que cada uma delas exprime.
12. Leia o período a
seguir e observe que o emprego excessivo de conectivos torna-o
estilisticamente mal redigido.
Assim que
eu voltar da viagem, aguardarei que você me telefone para
que discutamos as alterações contratuais que o
proprietário do imóvel exigiu.
a)
Classifique os conectivos em destaque.
b)
Fazendo simultaneamente todas as alterações
abaixo, reescreva o período.
·
passe a primeira oração para a forma reduzida;
·
troque a oração substantiva por um termo de
sentido equivalente;
·
passe a terceira oração para a forma reduzida;
·
passe a oração adjetiva para
a forma reduzida.
13. Considere estes
períodos:
I.
Nas provas, os professores propunham questões
tão difíceis que os alunos mais fracos pediam transferência para
outras escolas.
II.
Nas provas, os professores propunham questões
difíceis para que os alunos mais fracos pedissem transferência
para outras escolas.
a)
Identifique as orações subordinadas
adverbiais presentes nesses dois períodos e indique as
circunstâncias que elas exprimem.
b) Em
qual dos dois períodos fica evidente a intenção dos professores de
provocar a saída dos alunos mais fracos? Explique.
14.
Explique a diferença de sentido entre:
I.
Falam tanto, que ela não estuda.
II.
Falam tanto que ela não estuda.
15.
Imagine que o técnico de um time de futebol esteja sendo muito
criticado pela torcida, por causa da maneira como ele vem dirigindo
o time. Imagine ainda que, a respeito desse fato, ele emita uma
destas duas opiniões:
I.
Quando o time conquistar o campeonato, a
torcida voltará a me apoiar.
II.
Se o time conquistar o campeonato, a torcida
voltará a me apoiar.
a) Que
circunstâncias exprimem as orações adverbiais presentes nesses dois
períodos?
b)
Em qual dos dois casos o técnico revela-se
mais confiante em relação ao futuro do time? Justifique.
16. Certa ocasião, uma
economista foi convidada pelo então presidente da República para
assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior. Solicitado a opinar a respeito da nova ministra, um
empresário fez a seguinte declaração:
Apesar de ser mulher, ela é muito competente.
Essa opinião do empresário é preconceituosa e
machista? Explique.
17.
Considere este
título de reportagem de jornal:
Homens dizem que só pensariam em sexo se fossem muIheres.
A ordenação sintática inadequada dessa frase possibilita
entender que, segundo os homens:
1. Eles não pensam em sexo; caso tossem
mulheres, pensariam.
2.
Se eles fossem mulheres, sexo seria a única
coisa em que pensariam. Em relação a essa frase, taça o seguinte:
a)
Alterando apenas o posicionamento da oração adverbial,
reescreva o período de modo que claro o sentido 1.
b)
Faça o mesmo, de modo que fique claro o sentido 2.
c)
Alterando apenas a posição da palavra só, obtenha o
sentido 1
d) Faça o mesmo para obter o sentido
2.
18.
Leia este trecho de notícia:
A escalada da violência, como acontece a cada eleição, voltou a ser
tema das campanhas dos governos estaduais.
Veja, 23.9.1998
a) Identifique a oração subordinada
adverbial e indique a circunstância que ela exprime.
b) O posicionamento inadequado da oração
adverbial gera, nesse período, um problema de sentido. Explique qual
é esse problema.
c) Reescreva o período alterando-lhe a
organização sintática, de modo a eliminar o problema referido em b.
19.
Por ocasião de uma das visitas do papa João Paulo II ao
Brasil, um jornal publicou a seguinte notícia:
Três “moscas” da PF fazem a
segurança de João Paulo 2º
Três “moscas” vão fazer a segurança particular do papa João
Paulo 2º. São agentes da Polícia Federal (PF), que receberam o
apelido porque vão ficar “grudados” no papa.[...]
Os “moscas” integram o chamado primeiro “círculo” de segurança,
aquele que protege o papa de qualquer tentativa de atentado. O
segundo protege os convidados e terceiro fica a uma distância
considerada mínima para tentar acertar o papa com qualquer objeto.
Agentes espalhados na multidão fazem o quarto “círculo”.
Folha de S. Paulo, 12/10/1991.
No segundo parágrafo há uma oração subordinada que, tal como se
apresenta, gera um sentido absurdo.
a)
Transcreva essa oração e classifique-a.
b)
Baseando-se na resposta anterior, explique a interpretação
absurda que se pode dar a essa passagem.
c)
Fazendo as alterações necessárias, reescreva o trecho
problemático, de modo a estabelecer unia relação lógica de sentido
com o restante da notícia.
20.
Considere a oração reduzida de gerúndio em
destaque:
O pesquisador encontrou uma árvore rara caminhando na mata.
a)
A estruturação sintática desse período não está adequada, pois
pode induzir a uma interpretação absurda. Qual seria essa
interpretação?
b)
Desenvolva a oração reduzida, de maneira a ficar claro o
sentido absurdo.
c)
Desenvolva novamente a oração reduzida, de maneira a ficar
claro o sentido lógico.
d) No período dado, a simples mudança do posicionamento da oração
reduzida resolveria o problema? Justifique.
21.
Leia esta notícia de jornal:
Gullit tentou vender desafeto, diz Mirror
O ex-treinador do Newcastle, Ruud Gullit, tentou negociar o
atacante Allan Shearer com o Barcelona por US$ 24 milhões em
janeiro. Gullit se demitiu no sábado por não suportar as pressões
por colocar Shearer, capitão da seleção inglesa, no banco de
reservas.
Folha de S. Paulo, 30/8/1999.
a) Empregando
três períodos simples, reconstitua a ordem cronológica dos fatos
referidos no segundo período do texto.
b) As duas orações reduzidas que aparecem no segundo período
exprimem o mesmo tipo de circunstância? Justifique.
c) Se a palavra
por, em sua terceira ocorrência, fosse substituída por
para, a oração em que ela ocorre continuaria exprimindo a mesma
circunstância? Justifique.
A partir dele,
assinale a alternativa INCORRETA.
a) Ela (verso 7) recupera a palavra regência (verso
4).
b) O sujeito de acharam (verso 10) - implícito na
desinência verbal - é, no contexto, eles.
c) Sob o ponto de vista do
significado, o sujeito de era (verso 1) é idêntico ao sujeito de tinha
verso 3) e de casou (verso 4).
d) O pronome “o” (verso 12) -
objeto direto - sob o ponto de vista do significado, é igual ao sujeito
de foi (verso 5) - implícito na desinência verbal.
e) O termo “com um objeto direto”
(verso 12) desempenha função sintática de adjunto adverbial.