1. Leia atentamente o seguinte texto e responda (1)
Vai levando
Mesmo com toda a fama
Com toda a brahma
Com toda a cama
Com toda a lama
A gente vai levando
A gente vai levando
A gente vai levando
A gente vai levando essa chama
Mesmo com todo o emblema
Todo o problema
Todo o sistema
Toda Ipanema
A gente vai levando
A gente vai levando
A gente vai levando
A gente vai levando essa gema
Mesmo com o nada feito
Com a sala escura
Com um nó no peito
Com a cara dura
Não tem mais jeito
A gente não tem cura
Mesmo com todavia
Com todo dia
Com todo ia
Todo não ia
A gente vai levando
A gente vai levando
A gente vai levando
A gente vai levando essa guia
(BUARQUE, Chico e VELOSO,
Caetano. “Vai levando”. ln: Chico Buarque
& Maria Bethânia. Lp Philips n? 6 349
146,1975. L. 2. f. 7.)
a)
Na letra da música acima,
prevalece a denotação ou a conotação? Justifique.
b)
Destaque quatro palavras do
texto usadas em sentido conotativo e comente-as.
c)
Escreva uma frase com cada uma
das quatro palavras selecionadas na resposta anterior de maneira a
prevalecer seu sentido denotativo.
2. Leia atentamente o seguinte texto e responda. (2)
Brejo da Cruz
A novidade
Que tem no Brejo da Cruz
E a criançada
Se alimentar de luz
Alucinados
Meninos ficando azuis
E desencarnando
Lá no Brejo da Cruz
Eletrizados
Cruzam os céus do Brasil
Na rodoviária
Assumem formas mil
Uns vendem fumo
Tem uns que viram Jesus
Muito sanfoneiro
Cego tocando blues
Uns têm saudades
E dançam maracatus
Uns atiram pedra
Outros passeiam nus
Mas há milhões desses seres
Que se disfarçam tão bem
Que ninguém pergunta
De onde essa gente vem
São jardineiros,
Guardas-noturnos, casais
São passageiros
Bombeiros e babás
Já nem se lembram
Que existe um Brejo da Cruz
Que eram crianças
E que comiam luz
São faxineiros
Balançam nas construções
São bilheteiras
Baleiros e garçons
Já nem se lembram
Que existe um Brejo da Cruz
Que eram crianças
E que comiam luz
( HOLANDA, Chico Buarque de.
ln:Chico Buarque.
LP Barclay nº 825 161. L. 1, f. 2.)
a)
Aponte dois exemplos de
hipérbole.
b)
Aponte, se houver, um processo
metafórico e outro metonímico presentes no texto.
c)
O texto apresenta uma sonoridade
obtida pelo emprego constante de um fonema. Qual o fonema? Indique
cinco palavras em que ele apareça.
d)
Fui “Qual o fonema?” temos uma
figura de linguagem. E de palavra, de construção ou de pensamento? Que
figura é?
e)
A Partir de semelhanças sonoras,
o compositor faz um jogo entre duas palavras, estabelecendo uma relação
de causa e efeito. Aponte-o.
f)
Ainda em relação aos versos que
respondem ã pergunta anterior: qual a figura de construção que eles
apresentam?
g)
O texto afirma que, muitas vezes,
o disfarce utilizado pelos naturais de Brejo da Cruz é tão assimilado
que eles já. nem se lembram que existe um Brejo da Cruz”. Essa
assimilação é realmente possível? Comente-a.
3. (Oswaldo Cruz-SP) Observe a oração: “O tique-taque do relógio nos
perturbava”. Qual é a figura de linguagem da expressão destacada?
4. (CESGRANRIO-RJ) Na frase: “O fio da idéia cresceu, engrossou e
partiu-se” ocorre processo de gradação. Não há gradação em:
a) O carro
arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião
decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão
inflou, começou a subir e apagou.
d) A
inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e)
João
pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
5. (UM-SP) Qual dos períodos abaixo apresenta um desvio das normas
propostas pela Gramática, conhecido no domínio da linguagem figurada
como catacrese?
a) Os
olhos piscavam mil vezes por minuto diante do horrível espetáculo.
b) Eu
parece-me que vivo em função de um áspero orgulho.
e) Com o
espinho enterrado no pé, levantou-se rápida à procura do pai.
d)
Suas faces avermelhadas traduziam-se em chamas encolerizadas por causa
dos males imaginados.
e) A
perversidade secreta daquelas montanhas selvagens assustava as calmas
águas do riacho.
Texto para a questão de nº 6:
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vás, vulcanizadas.
(Cruz e Sousa)
a) paralelismo
b) versos brancos
c) eufemismo
d) aliteração
e) hipérbole
7. (São Marcos-SP) Na frase “Ao pobre não lhe devo nada”, encontramos
um caso de:
a) anacoluto
b) pleonasmo
c)
elipse
d) zeugma
e) solecismo
8. (PUCSP) Nos trechos:
“...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e
deseja”
a) prosopopéia e hipérbole
b) hipérbole e metonímia
c)
perífrase e hipérbole
d) metonímia e eufemismo
e) metonímia e prosopopéia
9. (FMU-SP) Nos dois primeiros versos:
"O vento voa
a noite toda se atordoa"
aparece a mesma figura:
a) metáfora
b) metonímia
e) hipérbole
e) antítese
10. (FMU-SP) Observe a letra destacada nos dois primeiros versos:
"O vento voa
a noite toda se atordoa"
Na consoante que se repete, você vê:
a) aliteração
b) assonância
e) onomatopéia
11. (UM-SP) Aponte a alternativa em que não haja uma comparação.
a) “Rio como um regato que soa fresco numa
pedra.”
b)
“E mais estranho do que todas as
estranhezas que as cousas sejam realmente o que parecem ser.”
c)
“Qual um filósofo, o poeta vive a
procurar o mistério oculto das cousas.”
d)
“Os pensamentos das árvores a respeito
do mistério das cousas são tão estranhos quanto os dos rios.’’
e)
“Os meus sentidos estavam tão aguçados,
que aprenderam sozinhos o mistério das cousas.”
(1)
NICOLA, José.
Gramática contemporânea da Língua Portuguesa.
São Paulo: Scipione, 1991,
p. 444-445.
(2)
ibidem,
p. 445.