1. Permute o substantivo grifado por uma oração substantiva, segundo o modelo que segue.
Tínhamos interesse na sua colaboração.
Tínhamos interesse em que você colaborasse.
a)
Detectamos facilmente a existência de um
erro.
b)
O corretor garantia
a valorização do terreno.
c)
Preocupava-se com a fuga dos inimigos.
2. Classifique as orações substantivas abaixo em completiva nominal ou objetiva indireta.
b) Estava convencido de que todos os habitantes da cidade eram ruins. (Graciliano Ramos)
c) Fabiano tinha a certeza de que não se acabaria tão cedo. (G. Ramos)
d) Essas ocorrências servem para prevenir a população de que nunca estamos seguros no grandes centros urbanos.
e) O lazer não deve estar restrito á idéia de que se possa viajar à praia ou ao campo durante as férias.
3. Classifique as orações substantivas abaixo
em subjetiva ou objetiva direta.
a) É verdade que parte da imprensa aumentou muito o noticiário acerca da delinqüência. (Folha de S. Paulo)
b) Sabia eu que não tinha mais trança de moça no detrás daquelas paredes (...) (J. C. de Carvalho)
c) Constava também que Aurélia tinha um tutor. ( J. Alencar)
d) Aqui, não: sabe-se que cada um traz a sua alma. (M. de Assis)
e) Sinhá Inácia que lhe diga se não chorei muito... (M. de Assis)
4. Classifique as orações substantivas abaixo:
a) Tenho certeza de que aqui é o meu lugar. (Clarice Lispector)
b) Ela não entendeu se ele se referia à hora ou a toda a vida passada sem compreensão. (Drummond)
c) Pareceu-me que o mundo se tinha despovoado. (G. Ramos)
d) Karl Marx acreditava em que a barbárie era a ausência de socialismo. (J. da Tarde)
e) A oposição salvadorenha tem consciência disso, que há uma diferença “fundamental” entre a Guarda Nacional de Somoza e as Forças Armadas de El Salvador como instituição. (Folha de S. Paulo)
f) Pensei compreender por que os noivos se presenteiam. (C. Lispector)
g) Mas até hoje não sei quem matou a irmã Geórgia. ( F. Sabino)
h) ão tenho dúvida de quanto fui amado.
i) Pergunto-lhe quantas horas são. (Drummond)
j) Olha para todos os lados para descobrir de onde sai a voz. (L. F. Veríssimo)
k) O vizinho Pires de Melo mandou saber se eu queria barganhar a pele da onça. ( J. C. Carvalho)
l) A comadre viu que o vento se lhe ia tomando absolutamente contrário. (M. A de Almeida)
m) Dizia-se que os feiticeiros iam celebrar ali os seus sortilégios em noite de São João. (F. Távora)
n)
É evidente
que ninguém pode condenar o governo por gastar
dinheiro com saúde pública. ( J. Tarde)
o)
Afinal me convenci
de que tudo aquilo eram tolices.
(G. Ramos)
p) É quase
certo que Alexandre poderá ter o lugar de
Lúcio no time.
q)
Vocês podem achar graça, mas não se esqueçam
de que o cearense é um sujeito fino,
prático. (M. Palmério)
r) É
pouco provável que a economia brasileira
caminhe para recessão como a dos anos 80.
s) Não há
dúvida de que Lucas conseguiu um bom
negócio.
t)
Parecia que Luíza queria
esfolar-se.
u)
A frase de White é o reconhecimento
implícito de que uma revolução é de fato
necessária em El Salvador. (Folha
de S. Paulo)
v) Desde os
primórdios, sabemos que o homem é mortal.
w) “Será necessário
que vós vades para o deserto”.
x)
Vocês sabem se eles
voltarão amanhã?
y) Desejo
que vocês viajem bem e descansem bastante.
z) É
necessário que tenhamos confiança no
próximo.
a) Qual a relação estabelecida na chamada da propaganda ?
b) Classifique as duas orações.
c) Analise semanticamente a propaganda. Essa margarina foi feita para todas as mulheres? Explique.
6.
Leia atentamente o seguinte texto:
A noite do meu bem
Hoje eu quero a rosa mais linda que houver
quero a primeira estrela que vier
para enfeitar a noite do meu bem
Hoje eu quero a paz da criança dormindo
quero o abandono de flores se abrindo
para enfeitar a noite do meu bem
Quero a alegria de um barco voltando
quero a ternura de mãos se encontrando
para enfeitar a noite de meu bem
Hoje eu quero o amor, o amor mais profundo
eu quero toda a beleza do mundo
para enfeitar a noite do meu bem
Mas como esse bem demorou a chegar
eu já nem sei se terei no olhar
toda ternura que eu quero lhe dar
(Dolores Duran)
a) A quinta estrofe é formada por quatro orações. Há no período orações coordenadas ? Exemplifique.
b)
Classifique todas as orações do período.
c) Copie as orações subordinadas.
d) É possível desenvolver o verbo
no infinitivo presente no início da estrofe? Por quê?
e) Há, no poema, a presença de um
refrão. Copie-o e desenvolva-o.
f) classifique a oração reduzida
acima.
7. Leia
atentamente o seguinte excerto:
Se você pratica uma atividade física com
regularidade, já deve ter escutado que, para manter o corpo
suficientemente hidratado, é preciso beber muita água durante o
exercício. O máximo que conseguir. Pois bem, isso é um exagero, segundo
a mais importante associação de atletismo dos Estados Unidos, a USA
Track&Field. (...) Agora, em vez da clássica recomendação “antecipe-se à
sua sede”, Acredita-se que o melhor mesmo é esperar ter sede para beber
águia, principalmente durante provas de longa duração, como maratonas e
triatlos. Dessa forma, os competidores não só não ficariam desidratados,
como também estariam a salvo dos problemas respiratórios, gástricos,
renais e intestinais causados pelo consumo excessivo de água ou
isotônicos. Especialistas afirmam que a recomendação pode ser estendida
também aos freqüentadores de academia.
A quantidade ideal de líquido a ser reposta durante
uma atividade física varia de pessoa para outra. (...) Mas, de maneira
geral, os estudiosos calculam que a quantidade de líquido ingerida deve
ficar em torno de meio litro por hora, o que equivale a uma
garrafinha-padrão de água.
(Revista Veja, 28/05/2003, p. 100)
Em Dessa forma, os competidores
não só não ficariam desidratados,
como também
estariam a salvo dos problemas respiratórios,
gástricos, renais e intestinais (...).
a) Qual a relação semântica estabelecida pelos termos destacados?
b) Pode-se
afirmar que a repetição da palavras não no fragmento acima equivaleria a
uma afirmação ? Explique.
c)
Por que foi empregado a palavra o antes do “que” no último período? Qual
a função sintática da palavra que?
d)
Retire do texto duas orações que tenham
função sintática de objeto direto de uma outra.
e) A oração
(...) a recomendação pode ser estendida também aos freqüentadores de
academia.
está
na voz passiva analítica, passe-a para a voz passiva sintética e para a
voz ativa.
f) No período
Dessa forma, os competidores não só não ficariam desidratados,
como
também estariam a salvo dos problemas respiratórios, gástricos, renais e
intestinais causados pelo consumo excessivo de
água ou isotônicos.
por que foram empregadas as conjunções destacadas ? Qual sua utilização semântica? Explique.
8. Leia atentamente o seguinte poema:
Maria-fumaça em Granja Lá vem a maria-fumaça e os meninos por sobre as pedras acenam, contentes; quiçá com ela venham os parentes: festa, bala, roupa nova... A casa fica no morro, a cidade, lá embaixo, as novas fantasias em todos os lugares. Lá vem a maria-fumaça, os meninos na estação esperam não sabem quem, não sabem quê: emoção! Ah como é garbosa a estação! do século passado! Lá vem o trem, lá vamos nós! Ouço o apito, vejo, na casa do alto, a mãe que grita para um sem-número de filhos que de outros menores têm de cuidar. Atrás da casa, por entre a mata severidade, mas também para as fugas há tempo. Olha o apito! Vejo os acenos: adeus! adeus! Ela vai pela ponte levando os sonhos embora. Não, volte! quero sonhar... Como é grande a casa do alto! O trem não apita mais: não há mais trilhos; a casa não está mais no alto: um aterro cobriu o destaque. Sim, continua enorme, vazia, abandonada: Não há mais ninguém, só lembranças, só saudades! Ó maria-fumaça vem! Apite para eu te ver! As oficinas estão em ruínas, elas que eram galhardias duns tantos homens! Ó fumacinha, apita, me leva para um tempo que cria ser feliz... Antônio Jackson S. Brandão 9.
Retire do poema duas orações introduzidas por
pronome relativo. 10. Classifique, sintaticamente, as duas orações
acima. 11. Retire do texto uma oração substantiva. 12. Classifique a oração acima.
13. Leia o texto a seguir:
Meu professor de análise sintática era o tipo do
sujeito inexistente. Um pleonasmo, o principal
predicado de sua vida, regular como um paradigma de 1ª
conjugação. Entre uma oração subordinada e um adjunto
adverbial, ele não tinha [dúvidas:
sempre achava um jeito assindético de nos torturar com um aposto. Casou com uma regência. Foi infeliz. Era possessivo como um pronome. E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA. Não deu. Acharam um artigo indefinido em sua bagagem. A interjeição do bigode declinava partículas
expletivas, conectivos e agentes da passiva o tempo todo. Um dia matei-o com um objeto direto na cabeça.
A partir dele,
assinale a alternativa INCORRETA. a) Ela (verso 7) recupera a palavra regência (verso
4).
b) O sujeito de acharam (verso 10) - implícito na
desinência verbal - é, no contexto, eles.
c) Sob o ponto de vista do
significado, o sujeito de era (verso 1) é idêntico ao sujeito de tinha
verso 3) e de casou (verso 4).
d) O pronome “o” (verso 12) -
objeto direto - sob o ponto de vista do significado, é igual ao sujeito
de foi (verso 5) - implícito na desinência verbal.
e) O termo “com um objeto direto”
(verso 12) desempenha função sintática de adjunto adverbial. 14. Leia, atentamente, o seguinte excerto: (...) No Brasil, presume-se que o mercado de
terapias alternativas movimente aproximadamente 500 milhões de dólares
anualmente, ainda uma migalha em comparação ao que ocorre nos Estados
Unidos, onde perto de 60 milhões de pessoas engrossam um mercado de 30
bilhões de dólares. No Brasil, há três vezes mais massagistas corporais,
que garantem dar fim, a dores de coluna, que ortopedistas. Existe
quase o mesmo número de terapeutas florais e de cardiologistas. E os
cerca de 1300 iridologistas, indivíduos que dizem diagnosticar qualquer
doença pela análise da íris, somam quase a metade dos nefrologistas
brasileiros.(...) (Revista
Veja, 1º de maio de 2002) a) Copie do fragmento três pronomes relativos que introduzam orações
subordinadas, classificando-as: b) Por que foi empregada a vírgula no início do período? Explique.
c) Copie e classifique duas orações
substantivas presentes no excerto acima. 15. Leia atentamente o seguinte excerto: Os metalúrgicos também viveram mudanças radicais
nesse período. A qualificação exigida para um candidato que quisesse
ingressar em uma montadora aumentou. Antes bastava ter o 1º grau. Agora
o piso acadêmico é o 2º grau completo. Os benefícios também cresceram a
ponto de os metalúrgicos ficarem com parte do lucro. O número de
acidentes de trabalho caiu 95% em vinte anos. A mão-de-obra feminina,
que era nula há duas décadas, já representa quase 20% da força de
trabalho nas montadoras. No caso da Ford da Bahia, elas são 40% do
contingente. Os avanços obviamente custaram vários postos de trabalho.
Muitas funções simplesmente desapareceram nas fábricas. O nível de
emprego, porém, perdeu menos do que se costuma acreditar. (Revista
Veja, 1º de maio de 2002) a) Por que a conjunção adversativa,
no texto, está entre vírgulas? Essa construção é normal, ou há alguma
explicação semântica para tal utilização? 16. (FUVEST) Leia o seguinte
excerto:
Uma forte massa de ar polar veio junto com a frente fria e causou
acentuada queda da temperatura. As lavouras de trigo da Região Sul foram
danificadas. Isso, associado ao longo período com registro de pouca
chuva, deve reduzir o potencial produtivo da cultura.
Reescreva o texto acima, reunindo em um só, composto por subordinação,
os três períodos que o compõem, mantendo as relações lógicas, existentes entre eles e fazendo
as adaptações necessárias