1. (UFCE) No quadro abaixo, apresenta-se uma lista de verbos em ordem alfabética.
atribuir - chamar - dizer - escrever - existir
-fluir - lidar - merecer - ser - transformar
Preencha as lacunas abaixo usando, sem repetir, os
verbos do quadro acima, no presente
do indicativo, de maneira que as frases fiquem
corretas, segundo a norma gramatical, e
aceitáveis do ponto de vista semântico.
(1) ... muitos que se (2) ... poetas, mas, na
verdade, não (3) …Os verdadeiros poetas
(4)... com a emoção.
O que eles (5)...
(6)...-se, com justiça, poesia.
O sonho, a fantasia, a alegria, a dor, tudo se
(7)... em verso. E em verso, a vida, quer
alegre, quer triste, (8)
Já aqueloutros não (9)... o nome de poetas que se
lhes (10)....
2. (Univ. Alfenas-MG) Leia os versos abaixo e
responda ao que se pede.
"Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam."
Caso o poeta tivesse optado pela forma você, em vez
de tu, a alternativa que contém as
mudanças corretas seria
a) Conviva com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tenha paciência, se obscuros. Calma, se o provocam.
b) Convive com seus poemas, antes de escrevê-los.
Tende paciência, se obscuros. Calma, se lhe
provocam.
c) Conviva com seus poemas, antes de escrevê-los.
Tenha paciência, se obscuros. Calma, se o provocam.
d) Convivei com seus poemas, antes de escrevê-los.
Tenha paciência, se obscuros. Calma, se lhe
provocam.
e) Convivei com vossos poemas, antes de escrevê-!os.
Tende paciência, se obscuros. Calma, se vos
provocam.
3. (ESALq-SP) Considerando os verbos destacados nas
frases abaixo, relacione a coluna
da esquerda com a da direita. Depois marque a
sequência numérica que corresponde à
resposta certa.
1. infinitivo impessoal
2. presente do indicativo
3. infinitivo pessoal
4. futuro do pretérito do indicativo
5. imperfeito do subjuntivo
6. perfeito do indicativo
( ) Ser livre - como (diria) famoso conselheiro - é
não ser escravo.
( ) (Somos), pois, criaturas nutridas de liberdade.
( ) Diz-se que o homem (nasceu) livre.
( ) Diz-se que (renunciar) à liberdade é renunciar
à própria condição humana.
( ) Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos
de outrora não acreditavam que se
(pudesse) chegar com um fio de linha.
( ) Os loucos que sonharam sair de seus pavilhões
usando a fórmula do incêndio para
(chegarem) à liberdade, morreram.
a) 4-2-6-1-5-3
b) 5-6-2-4-1-3
c) 3-5-2-6-4-1
d) 6-2-4-1-3-5
e) 3-6-5-2-1-4
4. (PUCSP) Nos trechos:
(Vejam), continuou ele, como não dá.
e
Cante esta, convidou o major.
alterando-se o sujeito dos verbos destacados para
tu e depois para vós, teremos,
respectiva mente:
a) vê - canta vede - cantai
b) vejas - cantes vejais cantais
c) vês - cantas vedes - cantais
d) veja - cante vejai - cantei
e) vês - cantas vede – cantai
5. (PUCSP) Em relação aos trechos:
A questão (era) conseguir o Engenho Vertente,...
e
Ele (tinha) os seus planos na cabeça. (Via) as
usinas de Pernambuco crescendo de
capacidade...
se substituirmos os verbos destacados pelo futuro
do pretérito do indicativo, teremos:
a) fora, tivera, vira.
b) seria, teria, veria.
c) seria, teria, viria.
d) fora, teria, veria.
e) será, terá, verá.
6. (FUVEST-SP) Preencha os claros da frase
transformada com as formas
adequadas dos verbos assinalados na frase original.
Original:
Para você (vir) à Cidade Universitária é preciso
(virar) à direita ao (ver) a ponte da
Alvarenga.
Transformada:
Para tu ( ) à Cidade Universitária e preciso que (
) à direita quando ( ) a ponte da
Alvarenga.
a) vir - vire - ver
b) vires - vires - veres
c) venhas - vires - vejas
d) vir - virar - ver
e) vires - vires – vires
7. (UEM-PR) Assinale toda vez que os verbos do
imperativo, em cada dupla, se
referirem à mesma pessoa.
01. a) Enxágua a louça, mana. b) Filha, seja mais
otimista!
02. a) Crede sempre no bem! b) Não digais tudo o
que vem à mente.
04. a) Sigamos nosso caminho... b) Criemos nosso
destino!
08.a) Papai, descola uma grana aí. b) Psiu! vem
mais perto, vem.
8. (PUCSP) Observe os verbos dizer, rolar e varrer,
assim empregados:
dizei-me
rolai
varrei
a) Indique em que modo e pessoa estão conjugados.
b) Mantendo o modo, conjugue os referidos verbos na
3a. pessoa do singular.
9. (UFRS) Substituir a expressão destacada por um
verbo.
a) Este texto é (proveniente) de um programa
teatral.
b) Somos (inclinados) a crer que ele diz a verdade.
10. (UNIMEP-SP) "Não fales! Não bebas! Não fujas!"
Passando tudo para a forma
afirmativa, teremos:
a) Fala! Bebe! Foge!
b) Fala! Bebe! Fuja!
c) Fala! Beba! Fuja!
d) Fale! Beba! Fuja!
e) Fale! Bebe! Foge!
11. (UFV-MG) Dada a lista de verbos: ser, estar,
ter, haver, continuar, permanecer, ficar, amar, dever, partir,
dar, ir, vir, dormir e arguir, distribua-os em conjugações e depois
explique o critério adotado.
Primeira conjugação:
Segunda conjugação:
Terceira conjugação:
Escreva agora o critério adotado para a
distribuição dos verbos em três conjugações
distintas.
12. (VUNESP) Alternativa em que o verbo auxiliar
destacado estiver atuando na
construção da voz passiva:
a) Não (haviam) preparado a mínima homenagem.
b) Os que lá se encontravam (tinham) respondido
friamente à saudação dele.
c) Apanhara aquela velha revista e (começara) a
folheá-la.
d) Esforçando-se para dar a entender que sua
ausência não (seria) sentida.
e) Nunca, porém, (haveria) de esquecer aquela
frágil armação de lona e tabique.
13. (VUNESP) Observe a frase abaixo:
A grosseria de Deus me feria e insultava-me.
Transcreva-a no:
a) pretérito perfeito do indicativo;
b) pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
14. (VUNESP) "(...) mas, a quinhentos metros, tudo
se torna muito reduzido: sois uma
pequena figura sem pormenores; vossas amáveis
singularidades fundem-se numa
sombra neutra e vulgar."
Transcreva o trecho acima:
a) no futuro do pretérito do indicativo, mantendo a
segunda pessoa do plural;
b) na segunda pessoa do singular, mantendo o modo e
o tempo verbais do texto de
Cecilia Meireles.
15. (UFV-MG) Nos períodos de C. D. de Andrade
citados abaixo, assinale a opção
em que o verbo está na voz passiva.
a) "E não soubemos, ah, não soubemos amá-las,
E todas sete foram mortas."
b) "E patati patatá...Sete quedas por nós passaram."
c) "Sete fantasmas, sete crimes
Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá."
d) "Sete quedas por mim passaram E todas sete somem
no ar."
e) "Aqui outrora retumbaram vozes Da natureza
imaginosa, fértil
Em teatrais encenações de sonhos."
16. (UNIMEP-SP) "Assim eu (quereria) a minha última
crônica: que (fosse) pura como
esse sorriso." (Fernando Sabino)
Assinale a série em que estão devidamente
classificadas as formas verbais em destaque.
a) futuro do pretérito, presente do subjuntivo
b) pretérito mais-que-perfeito, pretérito
imperfeito do subjuntivo
c) pretérito mais-que-perfeito, presente do
subjuntivo
d) futuro do pretérito, imperfeito do subjuntivo
e) pretérito perfeito, futuro do pretérito
17. (FUVEST-SP) " () em ti, mas nem sempre () dos
outros."
a) creias, duvides
b) crê, duvidas
c) creias, duvidas
d) creia, duvide
e) crê, duvides
18. (UCS-RS)
"Não ( ) os dons que recebeste;
( ) sempre que a felicidade se ( ) aos
poucos."
a) esquece, lembre, constrói
b) esqueça, lembra, constrói
c) esqueça, lembre, constrói
d) esqueças, lembra, constrói
e) esqueças, lembre, constrói
19. (FAME/FUPAC-MG) Em: "(Sei) de uma moça... Se
alguém (escrevesse) a sua
história, (diriam) como o senhor (...)", há verbos
empregados respectivamente no:
a) presente do indicativo, pretérito imperfeito do
subjuntivo, futuro do pretérito do
indicativo.
b) presente do indicativo, pretérito imperfeito do
indicativo, futuro do pretérito do
indicativo.
c) presente do indicativo, pretérito imperfeito do
indicativo, pretérito imperfeito do
subjuntivo.
d) presente do indicativo, futuro do pretérito do
indicativo, pretérito imperfeito do
indicativo.
e) presente do indicativo, futuro do pretérito do
subjuntivo, pretérito imperfeito do
subjuntivo.
20. (FECAP-SP) Numa das alternativas, há formas
rizotônicas. Assinale-a.
a) virei, respeitou, estava
b) comprando, negaceou, virou
c) conto, entra, imagina
d) pensou, tossindo, fazia
e) respondi, serrar, elogiando
21. (UFSCar-SP) O acordo não ( ) as reivindicações,
a não ser que ( ) os nossos
direitos e ( ) da luta.
a) substitui, abdicamos, desistimos
b) substitue, abdicamos, desistimos
c) substitui, abdiquemos, desistamos
d) substitui, abdiquemos, desistimos
e) substitue, abdiquemos, desistamos
22. (FUVESJ-SP) Reescreva o texto mudando o
tratamento para a terceira pessoa.
"Donde houveste, ó pélago revolto, Esse rugido teu?"
23. (PUCC-SP) Reescreva, passando para o futuro do
presente, toda a oração:
"... e somem-se logo nas trevas do esquecimento."
24. (FAAP-SP) Destaque os verbos dos versos que
seguem, indicando em que
pessoa, tempo e modo estão.
"Ilumina,
Ilumina,
Ilumina,
Meu peito, canção.
Dentro dele
Mora um anjo,
Que ilumina
O meu coração.
Ai, ai, amor,
Misterioso segredo,
Entra na vida da gente, Iluminando..."
25. (FGV-SP) A segunda pessoa do singular do
imperativo do verbo submergir:
a) submerja
b) submerjas
c) submerge
d) n.d.a.
26. (F. C. Chagas-SP) Para que você ( ) isso,
precisa ser ambicioso; quem ( ) sem
que ( ), certamente é ambicioso.
a) deseja, deseja, estima
b) deseje, deseja, estime
c) deseje, deseja, estima
d) deseja, deseje, estime
e) deseje, deseje, estima
27. (UFMG) Qual dos verbos destacados não se acha
no infinitivo?
a) Os avós devem (ter-se modernizado) também.
b) A ideia de (ser montado) - e por mim -não era
das mais aprazíveis.
c) Estranho apartamento, se (juntarmos), em sua
representação, os móveis modernos aos
objetos remotos.
d) Um desejo de nos (pacificarmos), de (atingirmos)
a bondade e a compreensão, nos
tornava indiferentes à matéria cotidiana.
e) Luís engoliu o pão com geléia como se fosse o
último alimento sobre a terra, e sua
salvação dependesse de (tê-lo ingerido).
28. (UFF-Rj) Assinale a série em que estão
devidamente classificadas as formas verbais
em destaque: "Ao chegar da fazenda, espero que já
tenha terminado a festa".
a) futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do
indicativo
b) infinitivo, presente do subjuntivo
c) futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo
d) infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo
e) infinitivo, pretérito perfeito do subjuntivo
29. (Univ. Alfenas-MG) Mesmo que nós ( ), não
conseguiríamos que eles ( ) os papéis
que os chefes ( ) em segredo.
a) interviéssemos, requeressem, mantêm
b) intervissemos, requeressem, mantém
c) interviéssemos, requisessem, mantêm
d) intervissemos, requisessem, mantém
e) interviéssemos, requeressem, mantêem
30. (Univ. Alfenas-MG) Assinale a alternativa que
contém a forma correta dos verbos
medir, valer, caber e datilografar, na primeira
pessoa do singular do presente do
indicativo, pela ordem.
a) meço, valo, cabo, datilógrafo
b) meço, valho, caibo, datilografo
c) mido, valo, caibo, datilógrafo
d) mido, valho, caibo, datilografo
e) meço, valho, caibo, datilógrafo
31. (Fac. Santo André-SP) Dentre as frases abaixo,
assinale a que apresentar erro na
flexão dos verbos.
a) Ele não creu em nenhuma das histórias contadas
por nós.
b) Quando eu vir seu pai, avisá-lo-ei sobre a
dívida.
c) Será muito melhor para todos, se você manter a
calma.
d) Eles intervieram em nossa disputa, depois de um
tempo.
e) Assim que puserdes a roupa no armário, poderemos
sair.
32. (UFRPE/UFPE) Relacione as frases cujos verbos
destacados estão no mesmo
tempo, modo e pessoa gramatical.
1) Que todo homem é um diabo não há mulher que o (negue).
2) (Vem), eu te farei da minha vida participar.
3) (Ide) em paz, o Senhor vos acompanhe.
4) Estou preso à vida e (olho) meus companheiros.
5) Tu não me (tiraste) a natureza...
( ) (Cala) essa canção soturna.
( ) (interrogai)-as agora que os reis tremem
no seu trono.
( ) (Debruço)-me na grade da banca e respiro
penosamente.
( ) (Trouxeste)-a para o pé de mim
( ) Mesmo assim elas procuram o diabo que as
(carregue)
A sequência correta é:
a) 3, 2, 4, 5,e1.
b) 4, 3, 2,1 e 5.
c) 5,1, 4, 2 e 3.
d) 1, 4, 5, 3e 2.
e) 2, 3, 4, 5 e 1.
33. (Univ. Alfenas-MG) Assinale a alternativa que o
verbo está conjugado de forma
correta na norma culta
a) O juiz não interviu no resultado do jogo.
b) Só um jogador manteu a calma na confusão.
c) Quando seu pai ver seu boletim, vai ficar
alegre.
d) Eu requeri transferência para outra escola.
e) Quando ela vir de São Paulo e ver você, vai
gostar.
34. (ACAFE-SC) Corrija a frase.
Depois, justifique.
Eles não reaveram os seus bens.
35. (ACAFE-SC) Somente uma das opções está
incorreta. Assinale-a:
a) leio - lês - lê - lemos - ledes - leem
b) valho vales - vale - valemos - valeis- valem
c) venho - vens - vem - vimos - vindes - vem
d) vou - vais - vai - vamos - ides - vão
e) divirjo - diverges - diverge - divergimos -
divergides – divergem
36. (ITA-SP) Assinale o item em que as formas dos
verbos trazer, ser, pôr e ir
correspondam ao seguinte exemplo: "Preferir,
prefere!"
a) tragas!, sejas!, ponhas!, vás!
b) trazei!, sede!, pondes!, ide!
c) traga!, se!, ponha!, vá!
d) traze!, sê!, põe! vá!
e) traga!, seja!, ponha!, vai!
37. (PUCC-SP) Assinale a alternativa em que os
verbos estejam correta e
adequadamente empregados.
a) Quando você o vir, dize-lhe que já demos nossa
contribuição, para que sirva-mos de
exemplo a todos.
b) Quando você o ver, diz-lhe que já demos nossa
contribuição, para que sirvamos de
exemplo a todos.
c) Quando você o ver, diga-lhe que já demos nossa
contribuição, para que sirvamos de
exemplo a todos.
d) Quando você o vir, diga-lhe que já demos nossa
contribuição, para que sirvamos de
exemplo a todos.
e) Quando você o vir, diz-lhe que já demos nossa
contribuição para que servimos de
exemplo a todos.
38. (PUCC-SP) Assinale a alternativa em que os
verbos estão correta e adequadamente
empregados.
a) Para que possamos discutir tudo com calma,
pretendo vir às cinco horas, a não ser
que não dê para sair em tempo e tenha de deixar
nosso encontro para mais tarde.
b) Quero que vocês tentam novamente e progridam
nesses estudos, para que
comprovamos a validade dessa nova teoria.
c) Se supormos que eles desistem do empreendimento
na hora da decisão final, talvez
devemos providenciar outros profissionais que estejam realmente interessados.o:p>
d) Será que existem cientistas que retêm o segredo
que fará com que, numa bela manhã,
acordamos sem a ameaça da guerra atômica?
e) Quando eles proporem o acordo que tanto
aguardamos, é necessário que nos
comprometemos a cumprir nossa parte.
39. (PUCSP-adaptada) Conjugue os verbos conforme se
pede nos parênteses e assinale a
alternativa que preencha, pela ordem, corretamente
as lacunas abaixo.
1. Todos ( ) sangue no ar. (verbo ver - presente do
indicativo)
2. Quando você ( ) um desastre como este, ficará
aterrorizado. (verbo ver - futuro
do subjuntivo)
3. As moças, adormecidas na cabine, ( ) dormindo.
(verbo vir - presente do indicativo)
4. Quando você ( ) aqui, ainda encontrará marcas do
desastre. (verbo vir - futuro do
subjuntivo)
a) vêem, ver, vêm, vier
b) vêm, ver, vem, vir
c) veem, vir, vêm, vir
d) vêm, ver, virão, vir
e) vêem, vir, vêm, vier
40. (PUCSP) Em relação aos versos:
"És, a um tempo, esplendor e sepultura:"
"Que tens o trom e o silvo da procela" e
"Em que da voz materna ouvi: meu filho.",
se substituirmos os verbos destacados pelo presente
do subjuntivo, teremos:
a) sejas, tenhas, ouças.
b) serias, terias, ouvirias.
c) sejais, tenhais, ouçais.
d) fores, tiveres, ouvires.
e) fôreis, tivéreis, ouvíreis.
41. (UNIMEP-SP) Alguns verbos apresentam
irregularidades no radical da 1a. pessoa do singular do indicativo
presente. A alternativa que contém as formas verbais corretas é:
a) requeiro (requerer), ouço (ouvir), valho (valer)
b) digo (dizer), medo (medir), trago (trazer)
c) meço (medir), digo (dizer), perdo (perder)
d) caibo (caber), perco (perder), requero
(requerer)
e) posso (poder), cabo (caber), valo (valer)
42. (UNIMEP-SP) Quando você o ( ), ( )-lhe que eu
já ( ) os livros que me haviam
roubado.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas
é:
a) vir, diga, reouve
b) vir, diz, reouve
c) ver, diga, reavi
d) ver, diz, reouve
e) ver, dize, reavi
43. (UNICAMP-SP) Nas suas aulas de gramática, você
deve ter estudado a conjugação
dos verbos irregulares. Esse conhecimento é
necessário na escrita padrão. Nos trechos
abaixo encontram-se formas verbais inadequadas:
I (Os astecas) não só conheciam o banho de vapor,
tão prezado na Europa, como
mantiam o hábito de banhar-se diariamente.
(Superinteressante, out. 1992)
II. Um grupo de defesa dos direitos civis ameaçou
intervir se o juiz Mike Mc Spaden ir
adiante com seu plano de aprovar o pedido de
castração. (Folha de S.Paulo, 13 fev.
1992)
a) Identifique as formas verbais inadequadas.
b) Que formas deveriam ter sido empregadas?
c) Como se poderia explicar a ocorrência das formas
inadequadas nos trechos
acima?
44. (UFV-MG) Segundo o exemplo, assinale a
alternativa correta:
Jogar? jogai vós.
Faça o mesmo Com os verbos: trazer, tragar, ir,
ler.
a) trazei, tragai, ide, lede
b) tragam, traguem, vão, leiam
c) trazeis, tragais, ides, ledes
d) tragais, tragueis, vades, leiais
e) traze, traga, vão, leia
45. (UEL-PR) Requeiro a dispensa de taxa concedida
aos que ( ), como eu, os bens
que ( ).
a) reouveram, pleiteiaram
b) reaveram, pleiteiaram
c) rehouveram, pleiteiaram
d) reouveram, pleitearam
e) rehaveram, pleitearam
46. (UNICAMP-SP) No texto abaixo, ocorre uma forma
que é inadequada em
contextos formais, especialmente na escrita.
“Trombada
Lula e Meneguelli divergem sobre o pacto. Concordam
em negociar, mas Lula só
aprova um acordo se o governo retirar a medida
provisória dos salários, suspender os
vetos à lei da Previdência e repor perdas
salariais”. (Painel, Folha de Paulo, 21 set. 1990)
a) Identifique essa forma e reescreva o trecho em
que ocorre, de modo a adequá-lo à
modalidade escrita.
b) Como se poderia explicar a ocorrência de tal
forma (e outras semelhantes), dado que
os falantes não "inventam" formas linguísticas sem
alguma motivação?
47. (UEL-PR) Ainda que vários fatores ( ) a seu
favor, estava claro que ele não ( ) as
consequências que ( ) de seu impensado gesto.
a) intervissem, previra, adveriam
b) interviessem, prevera, adviriam
c) intervissem, prevera, adviriam
d) intervissem, prevera, adveriam
e) interviessem, previra, adviriam
48. (UEL-PR) Os ouvintes ( )-se de opinar, temendo
que se ( ) as críticas e os ânimos
não se ( )
a) absteram, mantivessem, refazessem
b) absteram, mantessem, refizessem
c) abstiveram, mantivessem, refizessem
d) absteram, mantessem, refazessem
e) abstiveram, mantessem, refizessem
49. (FUVESJ-SP) Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas:
Não ( ) cerimônia, ( ) que a casa é ( ), e ( ) à vontade.
a) faças, entre, tua, fique
b) faça, entre, sua, fique
c) faças, entra, sua, fica
d) faz, entra, tua, fica
e) faça, entra, tua, fique
50. (FATEC-SP) Aponte o emprego errado do verbo
destacado.
a) Se a resposta (condissesse) com a pergunta...
b) Poucos (reaveram) o que arriscaram em jogos.
c) Não que não (antepuséssemos) alguém a você.
d) Não tenha dúvida, (refaremos) tantas vezes
quantas forem necessárias.
e) Se não nos (virmos) mais... tenha boas férias.
51. (CESGRANRIO-RJ) Assinale o período em que
aparece uma forma verbal
incorretamente empregada com relação à norma culta
da língua.
a) Se o compadre trouxesse a rabeca, a gente do
oficio ficaria exultante.
b) Quando verem o Leonardo, ficarão surpresos com
os trajes que usava.
c) Leonardo propusera que se dançasse o minueto da
corte.
d) Se o Leonardo quiser, a festa terá ares
aristocráticos.
e) O Leonardo não interveio na decisão da escolha
do padrinho do filho.
52. (FUVEST-SP) Assinale a alternativa em que uma
forma verbal foi empregada
incorretamente.
a) O superior interveio na discussão, evitando a
briga.
b) Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será
absolvido.
c) Quando eu reouver o dinheiro, pagarei a dívida.
d) Quando você vir Campinas, ficará extasiado.
e) Ele trará o filho, se vier a São Paulo.
53. (F. C. Chagas-adaptada) Não te ( ) com essas
mentiras que ( ) da ignorância.
a) aborreces, provêem
b) aborreça, provém
c) aborreças, provêm
d) aborreça, proveem
e) aborreças, provém
54. (CESESP-PE) Assinale a alternativa que estiver
incorreta quanto à flexão dos
verbos.
a) Ele teria pena de mim se aqui viesse e visse o
meu estado.
b) Paulo não intervém em casos que requeiram
profunda atenção.
c) O que nós propomos a ti, sinceramente,
convém-te.
d) Se eles reouverem suas forças, obterão boas
vitórias.
e) Não se premiam os fracos que só obteram
derrotas.
55. (FCMPA-MG) Complete as lacunas com os verbos
(intervir) e (deter) no pretérito
perfeito do indicativo.
A polícia ( ) no assalto e ( ) os ladrões.
56. (FUVEST-SP) Reescreva as frases abaixo,
substituindo convenientemente as formas
verbais destacadas pelos verbos colocados entre
parênteses.
a) Se você se (colocasse) em meu lugar, perceberia
melhor o problema. (pôr)
b) Quando (descobrirem) o logro em que caíram,
ficarão furiosos. (ver)
57. (FUVEST-SP) Reescreva as frases abaixo,
obedecendo ao modelo: "Se ele voltou
cedo, eu também voltei."/"Se ele voltar cedo, eu
também voltarei."
a) Se ele viu o filme, eu também vi.
b) Se tu te dispuseste, eu também me dispus.
58.(UCS-RS) Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas:
Se tudo ( ) conforme ele ( ), o trabalho já ( ).
a) for feito, preveu, vai ser concluído
b) fosse feito, prevera, teria sido concluído
c) é feito, preveu, estaria pronto
d) tivesse sido feito, havia previsto, estaria
concluído
e) tiver sido feito, preverá, será concluído
59. (FGV-SP) ( ), homem ( ) criatura que me deixe,
que ( ).
a) corre, dize, se não aflija
b) corra, diz, se não aflija
c) corre, dize, não aflija-se
d) corra, diz, não se aflija
e) corre, dizei, não aflija
60. (FCMSCSP) Nas alternativas estão as flexões do
imperativo de cinco verbos.
Assinale a alternativa em que há erro.
a) saber: sabe/saiba/saibamos/sabei/saibam
b) ver: vê/vide/vejamos/vejais/vejam
c) ir: vai/vá/vamos/ide/vão
d) ouvir: ouve/ouça/ouçamos/ouvi/ouçam
e) valer: vale/valha/valhamos/valei/valham
61. (FEI-SP) Na expressão "Deus te favoreça",
substitua o verbo favorecer por:
a) abençoar
b) ouvir
c) proteger
62. (FCMSCSP) Assinale a alternativa correta quanto
ao uso de verbos abundantes.
a) Por haver aceitado as normas, o candidato foi
aceito na Faculdade.
b) Por haver morto o passarinho, o menino chorou.
Realmente, o bicho estava bem
morto.
c) Foi elegido pelas mulheres apesar de haver
eleito a maioria dos homens.
d) O pastor tinha emergido os crentes depois de ter
emergido ele mesmo pelo bispo. Era
emersão que não acabava mais.
e) Todos os casos serão omitidos da pauta tal como
você já tivera omisso os seus casos
ontem.
63. (IMES-SP) Assinale a alternativa que
corresponde ao que se pede:
- verbo ver - 3a. pessoa do singular do pretérito
mais-que-perfeito do indicativo
- verbo ser - 3a. pessoa do singular do presente do
subjuntivo
- verbo haver - 3a. pessoa do singular do pretérito
perfeito do indicativo
- verbo vir - 2a. pessoa do singular do imperativo
afirmativo
a) vera, seja, houve, vem
b) vera, seja, havi, venha
c) vira, seja, houve, vem
d) vira, seje, houve, venha
e) vira, seje, havi, vem
64. (F. C. Chagas-SP) Ele ( ) que lhe ( ) muitas
dificuldades, mas enfim ( ) a verba para
a pesquisa.
a) receara, opusessem, obtera
b) receara, opusessem, obtivera
c) receiara, opossem, obtivera
d) receiara, opossem, obtera
e) receara, opossem, obtera
65. (F. C. Chagas-SP) Caso ( ) realmente
interessado, ele não ( ) de faltar.
a) estiver, haja
b) esteja, houve
c) estivesse, houvesse
d) estivesse, havia
e) estiver, houver
66. (Fundação Lusíada) Assinale a alternativa que
se encaixe no período seguinte:
"Se você ( ) e o seu irmão ( ), quem sabe você ( )
o dinheiro."
a) requeresse, interviesse, reouvesse
b) requisesse, intervisse, reavesse
c) requeresse, intervisse, reavesse
d) requeresse, interviesse, reavesse
e) requisesse, intervisse, reouvesse
67. (UFMG) Em qual dos períodos abaixo há
incorreção no uso de formas verbais,
de acordo com as regras da gramática normativa?
a) Sugira o que lhe aprouver; só nos absteremos de
lutar quando virmos que todos os
recursos foram esgotados.
b) Todos aqueles que vêem o espetáculo voltam
novamente; só não vem quem não tem
dinheiro.
c) Detive-me à frente deles e intervi na discussão
que já se estava tornando séria.
d) Se dispuserem de algum tempo, entretenham-se a
caminhar por aqueles bosques e
satisfarão toda a sua nostalgia de infância.
e) Se nos desfizéssemos de nossos poucos pertences,
não teríamos como enfrentar os
rigores do inverno.
68. (F. C. Chagas-SP) Quem ( ) o Pedro, ou pelo
menos ( ) falar com ele, ( )-o em meu
nome.
a) ver, poder, advirta
b) vir, puder, adverta
c) vir, puder, advirta
d) ver, puder, adverta
e) vir, poder, adverta
69. (F. C. Chagas-SP) Sem que ninguém tivesse ( ),
o próprio menino ( )-se contra os
falsos amigos.
a) intervindo, precaviu
b) intervindo, precaveio
c) intervido, precaveu
d) intervido, precaveio
e) intervindo, precaveu
70. (UM-SP) Assinale a alternativa em que não há
erro na forma verbal.
a) Minha mãe hesitou; tu não hesitastes.
b) Esta página vale por meses; quero que valha para
sempre.
c) Tu tiveste dezessete anos; vós tivesteis sempre
a mesma idade.
d) A análise das minhas emoções é que entrava no
meu plano, vós não entrávais.
e) Achavam-me lindo e diziam-mo; achavais-me lindo
e dizieis-mo.
71. (FMIt-adaptada) Em que frase a forma verbal não
está flexionada corretamente?
a) Eu águo as flores que sua mãe planta.
b) Ninguém creu no que ela declarou.
c) Se pores tudo em ordem, ficarei satisfeito.
d) Foi aos gritos que ela interveio na discussão.
e) Eu moo o grão, você depois faz o pão.
72. (UFE-RJ) Das frases que seguem, uma traz errado
emprego de forma verbal.
Assinale-a.
a) Cumpre teus deveres e terás a consciência
tranquila.
b) Suporta-se com paciência a cólica do próximo.
c) Nada do que se possui com gosto se perde sem
desconsolação.
d) Não voltes atrás, pois é fraqueza desistir-se da
coisa começada.
e) Dizia Rui Barbosa: "Fazei o que vos manda a
consciência, e não fazei o que vos
convém aos apetites."
73. (FUVEST-SP)
"Ao trazer a discussão para o campo jurídico, o
antigo magistrado
(tentou) amenizar o que (dissera); a rigor, no
entanto, suscitou dúvidas cruéis: que quer
dizer 'por sua própria força'? (Será) a força
física do posseiro, ou essa mais aquela que a
ela se soma pelo emprego de armas?"
Observando no texto as formas verbais destacadas, é
correto concluir que:
a) tentou denota evento contemporâneo de dissera.
b) dissera situa o evento em ponto do tempo
anterior a (tentou).
c) (será) indica evento imediatamente posterior a (tentou).
d) (soma) situa o evento referido no mesmo ponto do
tempo indicado em (será).
e) (dissera) descreve o quadro em que ocorrem os
eventos denotados pelas
demais formas.
74. (FUVEST-SP)
"( ) O antropólogo Claude Lévi-Strauss detestou a
Baía de Guanabara .
Pareceu-lhe uma boca banguela.
E eu, menos a conhecera mais a amara?
Sou cego de tanto vê-la, de tanto tê-la estrela
O que é uma coisa bela?"
(Caetano Veloso, O estrangeiro.)
a) Na linguagem literária, muitas vezes, o mais-que-perfeito
do indicativo substitui
outras formas verbais, como no verso: "E eu, menos
a conhecera mais a amara?".
Reescreva-o, usando as formas que o
mais-que-perfeito substituiu.
b) Tanto (sou) como (é) são formas de presente do
indicativo. Apesar disso, a visão de
tempo que elas transmitem não é a mesma em uma e
outra. Em que consiste essa
diferença?
75. (FUVEST-SP) "Por onde passava, ficava um
fermento de desassossego, os homens
não reconheciam as suas mulheres, que subitamente
se punham a olhar para eles, com
pena de que não tivessem desaparecido, para enfim
poderem procurá-los. Mas esses
mesmos homens perguntavam, lá se foi, com uma
inexplicável tristeza no coração, e se
lhes respondiam, Ainda anda por aí, tornavam a sair
com a esperança de a encontrar
naquele bosque, na seara alta, banhando os pés no
rio ou despindo-se atrás dum
canavial, tanto fazia, que do vulto só os olhos
gozavam, entre a mão e o fruto há um
espigão de ferro, felizmente ninguém mais teve de
morrer."
(José Saramago, Memorial do convento.)
Nesta narrativa, o emprego predominante do
imperfeito do indicativo visa a:
a) destacar os elementos descritivos inseridos,
trazendo-os para o primeiro plano.
b) apresentar a peregrinação de Blimunda como um
fenômeno dinâmico e continuo.
c) desenhar como pano de fundo os traços de cenário
em que decorre a ação.
d) marcar o tom dissertativo, em contraposição ao
tom descritivo dos trechos em que
ocorre o perfeito.
e) levar a entender Blimunda como personagem
consciente do decorrer do tempo.
76. (FUVEST-SP)
"Folha - De todos os ditados envolvendo o seu nome,
qual o que mais lhe agrada?
Satã - O diabo ri por último.
Folha - Riu por último.
Satã - Se é por último, o verbo não pode vir no
passado."
(O inimigo cósmico. Folha de S.Paulo, 3 set. 1995.)
Rejeitando a correção ao ditado, Satã mostra ter
usado o presente do indicativo com o
mesmo valor que tem em:
a) Romário recebe a bola e chuta. Gooool!
b) D. Pedro, indignado, ergue a espada e dá o brado
de independência.
c) Todo dia ela faz tudo sempre igual...
d) O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos
quadrados dos catetos.
e) Uma manhã destas, Jacinto, apareço no 202 para
almoçar contigo.
77. (FUVEST-SP) Considerando a necessidade de
correlação entre tempos e modos
verbais, assinale a alternativa em que ela foge às
normas da língua escrita padrão.
a) A redação de um documento (exige) que a pessoa
(conheça) uma fraseologia
complexa e arcaizante.
b) Para alguns professores, o ensino de língua
portuguesa será sempre melhor, se
(houver) domínio das regras de sintaxe.
c) O ensino de Português (tornou-se) mais dinâmico
depois que textos de autores
modernos (foram introduzidos) no currículo.
d) O ensino de Português já (sofrera) profundas
modificações, quando se (organizou)
um Simpósio Nacional para discutir o assunto.
e) Não (fora) a coerção exercida pelos defensores
do purismo linguistico, todos
(teremos) liberdade de expressão.
78. (FUVEST-SP) "Eles pediram que a Petrobrás
garanta que não haverá inquéritos
administrativos contra os grevistas." (Folha de
S.Paulo, 3 jun. 1995.)
a) Redija a frase acima de duas maneiras
diferentes, situando o pedido referido em duas
perspectivas diversas, conforme o início dado:
I. Eles haviam pedido que a Petrobrás...
II. Se eles tivessem pedido, a Petrobrás...
b) Cada nova frase irá permitir uma interpretação
diferente, em relação à atitude dos que
pedem e à atitude da Petrobrás. Exponha as
interpretações, indicando o mecanismo
gramatical que leva a cada uma delas.
79. (UNICAMP-SP) Publicadas à exata distância de um
século pelo jornal O Estado de
S. Paulo, as duas notícias transcritas a seguir têm
em comum o fato de se referirem a
catástrofes provocadas pelo mau tempo. No momento
de sua publicação, as duas
notícias se referiam a acontecimentos recentes, mas
os recursos gramaticais empregados
para expressar passado recente diferem de uma
notícia para a outra.
29/11/1895: Constantinopla - Tem havido no Mar
Negro grande tempestade,
naufragando grande número de embarcações. Até agora
o mar tem arrojado à praia mais
de 80 cadáveres, que estão sendo recolhidos. (Há um
século. O Estado de S. Paulo.)
29/11/1995: Campinas- Um tornado com ventos de 180
quilômetros por hora destruiu
anteontem a cobertura do ginásio multidisciplinar
da Universidade Estadual de
Campinas(...)
O Tornado rompeu presilhas de aço de uma polegada
de espessura. Ele levantou e
retorceu a estrutura do telhado, também de aço, de
100 metros de extensão e 200
toneladas. (...) Dez árvores foram arrancadas com a
raiz e os ventos arremessaram longe
vidros da Biblioteca Central. (Tornado
provoca destruição na Unicamp. O Estado de S. Paulo.)
a) Transcreva, das duas notícias, as expressões que
situam os fatos relatados no passado.
b) Como seria redigida, hoje, a primeira notícia?
c) Redija uma continuação para uma notícia escrita
hoje, que começasse por "Tem
havido no Mar Negro
80. (CEFET-PR) "Sê propícia para mim,
socorre quem te (adorara),
se adorar (pudera)."
(Alphonsus de Guimaraens)
As formas verbais acima destacadas correspondem a:
a) adorará, podia.
b) adorasse, puder.
c) adorava, poderá.
d) adoraria, pudesse.
e) adorar, puder.
81. (FUVEST-SP) "Se eu (convencesse) Madalena de
que ela não tem razão... Se lhe
explicasse que (é) necessário vivermos em paz...
Não me (entende). Não nos
entendemos. O que vai acontecer (será) muito
diferente do que (esperamos)."
No trecho acima, a personagem reflete sobre fatos
presentes. Se ela os colocasse no
passado, como ficariam os verbos destacados?
a) tivesse convencido - foi - entendeu - seria -
esperaríamos
b) convencesse - seria - entendia - será -
esperássemos
c) convencesse - era - entenderia - seria -
esperávamos
d) convencia - era - entendia - seria - esperávamos
e) tivesse convencido - era - entendia - seria –
esperávamos
82. (FUVEST-SP) "(Ficam) desde já excluídos os
sonhadores, os que (amem) o mistério
e (procurem) justamente esta ocasião de comprar um
bilhete na loteria da vida."
Se a primeira frase fosse volitiva, e o segundo e
terceiro verbos destacados conotassem
ação no plano da realidade, teríamos,
respectivamente, as seguintes formas verbais:
a) fiquem, amassem, procurassem.
b) ficavam, tenham amado, tenham procurado.
c) ficariam, amariam, procurariam.
d) fiquem, amam, procuram.
e) ficariam, tivessem amado, tivessem procurado.
83. (FUVEST-SP) "... e a flor de milho não será a
mais linda."
a) Explique o valor do futuro do presente nessa
frase. Reescreva-a substituindo a forma
verbal por uma expressão equivalente.
b) Lembre dois outros empregos do futuro do
presente. Dê exemplos e esclareça o valor
de cada um deles.
84. (UFGO) No modo indicativo há três tempos
simples que indicam passado: o
pretérito perfeito, o pretérito imperfeito e o
pretérito mais-que-perfeito.
Redija uma frase para cada um desses tempos verbais
do pretérito, explicando seu
emprego.
85. (UNIMEP-SP) Assinale a alternativa em que a
oração destacada indica que um
fato é anterior a outro em relação ao momento em
que o emissor fala.
a) Assim que tomar banho, (vou-me deitar).
b) Caso você o encontre, (dê-lhe minhas
lembranças).
c) Quando cheguei, (todos já haviam saído).
d) Se você quiser, (irei ao seu escritório).
e) Enquanto trabalhava, (cantava).
86. (VUNESP) Alternativa cuja forma verbal
destacada exprime futuridade com relação
ao tempo passado em que se situam as ações
narradas:
a) "( ) contemplou o lugar onde tantas vezes se
(aprestara) para os seus breves triunfos
no trapézio."
b) "a despedida iminente, só ele (sentia)."
c) "Em algum ponto do corpo ou da alma, doía-lhe
(ver) o lugar do qual se
despedia ( )"
d) "No dia seguinte, (desarmariam) o Circo..."
e) "( ) os que lá se encontravam tinham respondido
friamente à saudação dele,
como se (fizessem) um favor."
87. (UFMG) Em todas as alternativas, a lacuna pode
ser preenchida com o verbo
indicado entre parênteses, no subjuntivo, exceto
em:
a) Olhou para o cão, enquanto esperava que lhe ( )
a porta. (abrir)
b) Por que foi que aquela criatura não ( ) com
franqueza? (proceder)
c) É preciso que uma pessoa se ( ) para encurtar a
despesa. (trancar)
d) Deixa de luxo, minha filha, será o que Deus ( )
(querer)
e) Se isso me ( ) possível, procuraria a roupa.
(ser)
88. (E. C. Chagas-SP) Mesmo que você lhe ( ) um
acordo amigável, ele não ( )
a) proponha, aceitará
b) propor, aceitava
c) proporia, aceitaria
d) proporá, aceitará
e) propôs, aceitava
89. (FUEL-PR) Pode ser que eu ( ) levar as provas,
se você ( ) tudo para que eu ( )
onde estão.
a) consiga, fará, descobriria
b) consiga, fizer, descubra
c) consigo, fizer, descobrir
d) consigo, fizer, descubro
e) consigo, fará, descobrirei
90. (CESGRAN RIO-RJ) Não há a devida correlação
temporal das formas verbais em:
a) Seria conveniente que o leitor ficasse sem saber
quem era Miss Dollar.
b) É conveniente que o leitor ficaria sem saber
quem é Miss Dollar.
c) Era conveniente que o leitor ficasse sem saber
quem foi Miss Dollar.
d) Será conveniente que o leitor fique sem saber
quem é Miss Dollar.
e) Foi conveniente que o leitor ficasse sem saber
quem era Miss Dollar.
91. (IMES-SP) Tempo verbal que expressa um fato
anterior a outro acontecimento que
também é passado:
a) pretérito imperfeito do indicativo
b) pretérito imperfeito do subjuntivo
c) pretérito perfeito do indicativo
d) pretérito mais-que-perfeito do indicativo
e) futuro do pretérito do indicativo
92. (CESGRANRIO-RJ) Assinale a opção em que a forma
verbal não tem valor
imperativo.
a) Lança teu grito ao vento da procela.
b) Bandeira - talvez rasgue-te a metralha.
c) Ergue-te ó luz! estrela para o povo.
d) Traze a bênção de Deus ao cativeiro.
e) Levanta a Deus do cativeiro o grito!
93. (F. C. Chagas-SP) É possível que ( ) novidades
interessantes, que ( ) e ( ) ao
mesmo tempo.
a) surjam, divertem, instruam
b) surjam, divirtam, instruam
c) surjam, divirtam, instruem
d) surgem, divertem, instruem
e) surgem, divirtam, instruem
94. (FEI-SP) Com relação à frase: "Todos perceberam
que João Fanhoso dera rebate
falso.", responda:
a) em que tempo está a forma verbal (dera)?
b) como se justifica o seu emprego?
95. (CESGRANRIO-RJ) Assinale a opção que completa
corretamente as lacunas da
seguinte frase: "Quando ( ) mais aperfeiçoado, o
computador certamente ( ) um
eficiente meio de controle de toda a vida social."
a) estivesse, será
b) estiver, seria
c) esteja, era
d) estivesse, era
e) estiver, será
96. (FCMSCSP) Se eu conseguir ( ) as pessoas no
lugar assim que elas ( ), tudo
estará em ordem.
a) manter, chegarão
b) manter, cheguem
c) mantiver, chegarem
d) manter, chegariam
e) mantiver, chegam
97. (FCMSCSP) Não ( ) preguiçoso: ( ) os livros
nessa mesa e ( ) logo recomeçar o
trabalho.
a) sê, ponha, vem
b) sê, põe, venha
c) sejas, põe, vem
d) sejas, ponha, venha
e) seja, põe, vens
98. (PUCC-SP) Preencha as lacunas com os verbos
vir, ver (futuro do subjuntivo) e
entregar (futuro do indicativo).
a) Se eu ( ) e ( ) Mário, ( ) o livro a ele.
b) Se tu ( ) e ( ) Mário, ( ) o livro a ele.
c) Se ele ( ) e ( ) Mário, ( ) o livro a ele.
d) Se nós ( ) e ( ) Mário, ( ) o livro a ele.
e) Se vós ( ) e ( ) Mário, ( ) o livro a ele.
f) Se eles ( ) e ( ) Mário, ( ) o livro a ele.
99. (UFMG) Qual o valor do futuro do pretérito na
frase seguinte: "Quando chegamos ao colégio, em 1916, a cidade teria
apenas cinquenta mil habitantes."?
(Contos de aprendiz, p. 23.)
a) fato futuro, anterior a outro futuro
b) fato futuro, relacionado com o passado
c) suposição, relativamente a um momento do futuro
d) suposição, relativamente a um momento do passado
e) configuração de um fato já passado
100. (MAPOFEI-SP)
I. Empregar o verbo da subordinada de conformidade
com as exigências da principal,
nas frases que seguem:
a) Duvido que eles (vir) hoje; afirmo-te, porém,
que eles (vir) amanhã.
b) Saí, conquanto eu (estar) doente.
c) Ela se alegrará quando (ver) as cores de novo.
d) Caso (estar) lá amanhã, e (poder) vê-lo,
chama-o.
II. Pôr os verbos seguintes no presente do
subjuntivo começando as frases com as
palavras "É preciso que nós":
a) nascer
b) ver
c) divertir-se
d) cantar
e) querer
f) dormir
g) instruir-se
h) saber
i) crer
j)descer
l) envelhecer
m) morrer
101. (UM-SP) Que alternativa contém as palavras
adequadas para o preenchimento das
lacunas?
Ao lugar de onde eles ( ), ( ) diversas romarias.
a) provém, afluem
b) provêm, aflue
c) provêm, aflui
d) provêem, afluem
e) provêm, afluem
102. (AMAN-RJ) Há uma frase com incorreção de
flexão verbal. Assinale-a.
a) É preciso que nos penteamos bem para a
cerimônia.
b) Convém que vades ver vosso pai doente.
c) Ele freou o carro bem perto da criança que
corria.
d) Desavieram-se os dois amigos, ante a vitória do
Corinthians.
e) Todas as frases acima estão incorretas.
103. (ITA-SP) Assinale o caso em que o verbo es
tiver empregado corretamente:
a) Se você não requiser a tempo, perderá a
inscrição.
b) Circundemos todo o quarteirão e não o
encontramos.
c) São soluções por que todos ansiam.
d) Ainda que me tivesse abstido de ir, de que
adiantaria?
e) Atenhai-vos ao que vos for pedido.
104. (ITA-SP) Assinale o caso em que o verbo
destacado estiver correto:
a) Eu me precavo deve ser substituído por eu me
(precavejo).
b) Eu me (precavenho) contra os dias de chuva.
c) Eu (reavi) o que perdera há dois anos.
d) Problemas graves me reteram no escritório.
e) Nenhuma das frases é correta.
105. (ITA-SP) Assinale o caso em que o verbo
estiver empregado corretamente:
a) Foram eles que não susteram o peso; faltou-lhes
equilíbrio.
b) Quando o ver, avise-me, por obséquio.
c) Se voc6e não prover, quem proverá?
d) Quando advir o que previ, dar-me-ás razão.
e) Ainda que provejeis agora, será bastante tarde.
106. (FUVEST-SP) Escreva na folha de respostas as
formas dos verbos
indicados que preencham corretamente as lacunas:
a) Quando eu ( ) os livros, nunca mais os
emprestarei. (reaver)
b) Os alienados sempre ( ) neutros. (manter-se)
c) As provas que ( ) mais erros seriam comentadas.
(conter)
d) Quando ele ( ) uma canção de paz, poderá
descansar. (compor)
107. (F. C. Chagas-SP) Se você vem para apoiá-lo,
não ( ) por outra razão; já que ele
( ) no caso, os amigos não se ( ).
a) viemos, interveio, desaviram
b) vimos, interveio, desavieram
c) vimos, interviu, desavieram
d) viemos, interviu, desouveram
e) viemos, interveiu, desouveram
108. (F. C. Chagas-SP) Os sentimentos altruístas (
) e ( ) a aperfeiçoar-se, à medida que
o homem se ( ) tornando um ser social.
a) nasceram, continuarão, foi
b) nasceram, continuaram, for
c) nascem, continuam, vai
d) nascem, continuam, foi
e) nasceram, continuam, ia
109. (F. C. Chagas) Se eu ( ) isso, se ( ) os meus
direitos, não ( ) que me desafiem
novamente.
a) quiser, requerer, consentirei
b) querer, requerer, consentirei
c) quizer, requerer, consentirei
d) quiser, requerer, consintirei
e) quiser, requiser, consentirei
110. (E. C. Chagas-SP) Ainda que ( ) e nossas
opiniões ( ), não é justo que se ( ) daí
termos agido de má-fé.
a) dissentimos, divirjam, infere
b) dissentimos, divergem, infere
c) dissintamos, divergem, infira
d) dissintamos, divirjam, infira
e) dissintamos, divirjam, infere
111. (E. C. Chagas-SP) Se ( ) o material necessário,
anotaremos tudo o que vocês ( )
no dia em que nos ( ) novamente.
a) obtivermos, propuzerem, veremos
b) obtivéssemos, proporem, virmos
c) obtermos, propuserem, vermos
d) obtivermos, propuserem, virmos
e) obtermos, proporem, virmos
112. (E. C. Chagas-SP) ( ) tranquilo se esta pasta
( ) todos os documentos.
a) ficaria, continha
b) ficaria, contivesse
c) ficava, continha
d) ficaria, contesse
e) ficaria, conter